Aneurisma de Aorta

O que é aorta?
Aorta é o principal vaso sanguíneo que sai do coração e faz o sangue circular para todas as partes do corpo. Ela atravessa o tórax e a barriga, onde se divide para levar sangue para as pernas. A “aorta torácica” é a parte da aorta que fica dentro do tórax e “aorta abdominal” é a parte da aorta que fica dentro da barriga.

O que é aneurisma de aorta?
Aneurisma de aorta é um problema em que parte da aorta fica dilatada como uma bexiga de aniversário e corre o risco de se romper. A aorta, quando se rompe, causa sangramento interno grave e pode levar à morte.

Quais são os sintomas do aneurisma de aorta?
A maioria das pessoas com aneurisma de aorta não têm sintomas. Quando aparecem sintomas, eles podem ser:

• Dor na barriga ou nas costas
  • Pulsação na barriga

Um aneurisma de aorta pode se romper de repente e a qualquer momento. Pessoas com risco maior de ter aneurisma de aorta devem fazer testes para diagnóstico precoce.

Quem tem maior risco de ter aneurisma de aorta?
O risco de ter aneurisma de aorta é maior nas pessoas:

• Do sexo masculino
  • Com mais de 60 anos
  • Que fumam
  • De pele branca
  • Que têm familiares com aneurisma de aorta
  • Que têm doença cardíaca ou outros problemas que afetam os vasos sanguíneos

É possível prevenir o aneurisma de aorta?
Não. Mas o risco de ter um aneurisma reduz muito se a pessoa não fuma e tem a pressão controlada.

Existe algum exame para aneurisma de aorta?
Sim. O cirurgião vascular pode diagnosticar o aneurisma de aorta com um exame cuidadoso da barriga. Para confirmar e saber detalhes sobre cada caso, ele precisa solicitar exames de imagem, como o ultrassom dúplex, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética. Muitas vezes, a pessoa faz um exame por outro motivo e descobre que tem um aneurisma de aorta.

Qual é o tratamento do aneurisma de aorta?
O tratamento depende do tamanho do aneurisma. Aneurismas grandes precisam ser operados, para evitar que se rompam. Aneurismas pequenos ou de crescimento lento raramente se rompem, e não precisam de cirurgia.

O que fazer com o aneurisma de aorta pequeno?
Pessoas com aneurisma de aorta pequeno devem repetir os exames a cada seis meses a um ano, para saber se o aneurisma está crescendo. No caso de dor na barriga ou nas costas, o cirurgião vascular deve ser avisado.

Quando o aneurisma de aorta deve ser operado?
A cirurgia deve ser feita se o aneurisma tiver risco de se romper. O aneurisma de aorta tem risco importante de se romper se:

• Tem mais de 5,5 cm de diâmetro na aorta abdominal
  • Tem mais de 6,0 cm de diâmetro na aorta torácica
  • Cresce mais de meio centímetro em seis meses
  • Tem dor

Como é a cirurgia para o aneurisma de aorta?
O aneurisma de aorta pode ser operado de duas maneiras:

• Cirurgia convencional ou aberta – o cirurgião vascular substitui a aorta doente por um tudo de tecido sintético chamado “prótese”. Para fazer isto, é necessário um corte na barriga.

• Cirurgia endovascular – o cirurgião vascular faz um pequeno corte nas virilhas e introduz uma prótese fechada por dentro dos vasos sanguíneos. Quando a prótese chega no aneurisma, ela é aberta e cobre a aorta por dentro, tratando o aneurisma.

Qual o melhor procedimento?
A cirurgia convencional é mais arriscada, mas corrige o problema. A cirurgia endovascular é menos arriscada, mas requer que a pessoa repita os exames a cada ano. Isto ocorre por que as próteses endovasculares podem se deslocar ou vazar, e necessitam de novo tratamento. Além disso, nem todos os casos podem ser tratados com cirurgia endovascular. Se o cirurgião vascular sugerir cirurgia convencional ou endovascular, é importante fazer as seguintes perguntas:

• Quais são os riscos de cada procedimento?
  • Quais os cuidados que são necessários após cada procedimento?
  • O que acontece se eu não fizer nenhum procedimento?