Cirurgia de varizes melhora qualidade de vida

Cirurgia de varizes melhora qualidade de vida
Uma pesquisa recente realizada na Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto concluiu que a cirurgia traz melhora na qualidade de vida das pessoas que têm varizes. Os pesquisadores avaliaram pacientes antes e após a cirurgia de varizes. Depois, fizeram uma nova avaliação cinco anos após a cirurgia. Além dos exames para verificar a circulação, como ultrassom dúplex, foi realizada uma entrevista com objetivo de avaliar a qualidade de vida das pessoas, tanto antes quanto após a cirurgia.

Os pesquisadores avaliaram aspectos físicos, como capacidade de subir escadas, andar e fazer o serviço de casa. Foi investigado também o lado psicológico de ter varizes e ter vergonha em mostrar as pernas. O prejuízo social que pessoas com varizes podem ter, como dificuldades em sair à noite e em praticar esportes, também foi levado em consideração. Por fim, a dor nas pernas que prejudica a vida das pessoas com varizes foi também avaliada. Os pesquisadores perguntaram sobre as dificuldades em ficar em pé, trabalhar e até mesmo dormir.

A cirurgia de varizes trouxe uma melhora na qualidade de vida em todos os aspectos estudados. Este resultado se manteve cinco anos após a cirurgia. Além disso, os exames que avaliaram a circulação também mostraram resultados melhores um mês após e cinco anos após a cirurgia.

Para ler a pesquisa na íntegra clique aqui.

Compartilhe!