Exercícios para melhorar a circulação

Exercícios para melhorar a circulação
Problemas de circulação sanguínea são a causa do inchaço, sensação de peso, varizes e vasinhos nas pernas. Exercitar as pernas estimula a circulação, pois aumenta o retorno venoso e acelera a velocidade da circulação do sangue. O exercício atua como uma bomba, que ajuda o sangue ir das pernas para o coração. Dois especialistas* propuseram exercícios simples, que podem ser feitos em casa, e que podem aliviar o inchaço e a sensação de peso nas pernas. Estes exercícios podem também prevenir o surgimento de varizes e vasinhos.

Para iniciar a prática dos exercícios, deite-se confortavelmente sobre um colchão ou colchonete com as pernas ligeiramente elevadas e estenda os braços ao longo do corpo.
 
  • Exercício 1: Movimente as pernas. Flexione a coxa sobre o abdome (a), estenda a perna para cima (b) e então retorne a perna e a coxa para posição inicial (c e d). Repita 15 vezes cada perna.
     
  • Exercício 2: Movimente os dedos dos pés. Flexione e estenda os dedos dos dois pés por 30 segundos.
     
  • Exercício 3: Movimente os pés. Por 30 segundos, desenhe um círculo com a ponta dos pés, alternando a direção dos movimentos.
     
  • Exercício 4: Movimente as panturrilhas. Estenda e flexione os pés por 30 segundos.
     
  • Exercício 5: Massageie as pernas. Flexione a coxa direita sobre o abdome, coloque o joelho próximo ao queixo e segure o pé com as duas mãos (a). Estenda a perna para cima e deixe suas mãos deslizarem pelo tornozelo e joelho, fazendo uma leve pressão (b). Abaixe a perna e deixe as mãos deslizarem pela coxa, fazendo também uma leve pressão (c e d). Faça o mesmo movimento com a outra perna. Repita a série de 8 a 10 vezes.
     
  • Exercício 6: Fortaleça a musculatura das pernas. Na posição de repouso, coloque um travesseiro ou almofada entre os pés. Pressione um pé contra o outro e levante o quadril por seis segundos.
     
  • Exercício 7: Levante-se e movimente a panturrilha. Após apoiar os pés no solo, levante o calcanhar, fique na ponta dos pés e depois encoste novamente o calcanhar no chão. Repita o movimento 15 vezes.


* Brunner U, Fleishlin C. Vasa; 1992; 21:206-9

Compartilhe!