Meias de compressão esportivas em corridas ajudam a melhorar a circulação venosa

Meias de compressão esportivas em corridas ajudam a melhorar a circulação venosa
Nos últimos anos, é cada dia mais comum ver corredores amadores usando meias de compressão esportivas em seus treinos nas ruas, parques e academias. O efeito destas meias têm sido intensamente estudado. Uma pesquisa recente realizada na Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto e publicada no Journal of Vascular Surgery, comprovou que as meias de compressão ajudam a melhorar a circulação venosa nas corridas. Na pesquisa, corredores amadores sem problemas na circulação fizeram corridas de 10 Km na esteira com e sem as meias de compressão. A circulação venosa foi analisada por uma exame chamado pletismografia e os resultados foram comparados. As meias de compressão promoveram realmente uma melhora da circulação venosa.

As meias de compressão esportivas comprimem o pé e a perna de forma graduada. Apertam mais forte no pé e com intensidade decrescente na perna. Desta maneira, ajudam o sangue a retornar ao coração. Este efeito causa melhora do inchaço e sensação de peso após os treinos. Existe evidência de que as meias também facilitariam a recuperação da musculatura e reduziriam as dores pós-exercícios.

Afinal, corredores amadores devem usar as meias de compressão esportivas? O resultados da pesquisa mostraram benefício em corridas 10 Km. Para estes corredores, o uso das meias pode ser recomendado. No entanto, antes de sair por aí correndo com uma dessas meias, certifique-se que ela tem a compressão adequada. É fundamental aprender a vestir as meias de maneira correta. Boa corrida!

Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.

Fonte: Effect of graduated compression stockings on venous lower limb hemodynamics in healthy amateur runners.J Vasc Surg Venous Lymphat Disord. 2018 Jan;6(1):83-89.

Compartilhe!