Varizes e esportes

Varizes e esportes
Os benefícios da prática esportiva para o sistema circulatório já são conhecidos de todos. Realizar atividades físicas regularmente faz bem para o coração e para o pulmão e ajuda a controlar a pressão alta e o diabetes. Pouca gente fala sobre as varizes nas pernas. Quem tem varizes pode praticar exercícios? Quais esportes são recomendados?

A presença de varizes não impede a prática esportiva. Pelo contrario. A atividade física ajuda a melhorar a dor e o inchaço nas pernas. Os melhores exercícios para quem tem varizes são aqueles em que se faz movimentos repetitivos com as pernas sem fazer muita força. Estes exercícios estimulam a circulação e ajudam o sangue a retornar ao coração.

Modalidades esportivas em que se anda bastante tempo, como caminhada, corrida e golfe são as mais indicadas. Andar de bicicleta também tem o mesmo efeito. Esportes na água, como natação e hidroginástica ajudam a melhorar a circulação e poupam as articulações. Modalidades coletivas como futebol, vôlei e basquete também trazem benefício. As danças, de maneira geral ativam a circulação nas pernas.

A regra vale também para atividades na academia. Prefira esteira, bicicleta ergométrica, aulas de ginástica e exercícios na piscina. Levantar pesos não é proibido, mas exercícios de repetição e com pouca carga devem ser escolhidos.

Alguns esportes podem prejudicar a circulação venosa e causar piora dos sintomas das varizes. Por isto, não são recomendados para quem tem varizes. Atividades em que se faz muita força com as pernas como levantamento de peso, remo e vela não favorecem a circulação. Para praticar esqui é necessário usar uma bota que pode dificultar a circulação. Praticar artes marciais aumenta o risco de machucar a perna e causar sangramentos.

O mais importante na escolha de uma atividade esportiva é gostar do exercício praticado. O prazer ao praticar uma atividade aumenta o aproveitamento. Durante o exercício, é fundamental usar roupas adequadas, arejadas e não muito apertadas. Calçado adequado, confortável e apropriado para atividade esportiva evita lesões nos pés.

Compartilhe!