Dor no pescoço pode ser problema vascular?

Sim! E é preciso atenção - apesar dessa não ser a condição mais comum, já que a maioria das dores cervicais é causada por problemas nos músculos e na coluna vertebral.

• As dores musculares no pescoço, popularmente conhecidas como torcicolos, geralmente surgem após longas horas de postura incorreta no trabalho ou após uma noite de sono em posição inadequada. Estão associadas ao estresse e à ansiedade. Também podem aparecer em decorrência do desgaste da coluna vertebral (hernia de disco, estreitamento do canal medular, artrose)
  • Mas, em alguns casos, as artérias carótidas podem gerar um desconforto importante se tiverem algum comprometimento. Explico:

• Essas duas artérias - uma de cada lado do pescoço - são as principais responsáveis por levar o sangue até o cérebro. Quando a camada mais interna de sua composição se rasga, temos uma condição chamada dissecção, que pode ocorrer de maneira espontânea ou após movimentos exagerados na cabeça e região cervical. A dor é intensa e geralmente em um dos lados do pescoço. Quando a circulação sanguínea para o cérebro é afetada, pode dar fraqueza no braço ou na perna. O tratamento mais indicado costuma ser com medicamentos anticoagulantes - e quando feito de maneira adequada, evita sequelas.

• As artérias carótidas também podem se inflamar - predominantemente devido à doenças auto-imunes. Nesses quadros, ocorre uma “reação inflamatória” do organismo contra a própria artéria carótida, que fica dolorida. Pode haver febre, mal estar, dor de cabeça, além de outras queixas. Mais uma vez, o tratamento é feito com medicamentos. Mas é importante procurar um médico vascular para avaliar o caso e acompanhar.