Trombose Venosa

O que é trombose venosa profunda?
Trombose venosa profunda é o termo médico para a formação de coágulos de sangue dentro das veias profundas das pernas. Os médicos frequentemente chamam a trombose venosa profunda pela abreviatura TVP.

O sangue normalmente coagula para estancar sangramentos. Quando o coágulo se forma dentro da veia, ocorre um bloqueio da circulação e o sangue não consegue retornar para o coração. Isto causa inchaço e dor na perna.

O problema mais grave ocorre quando o coágulo que está dentro da veia migra para o pulmão e bloqueia a circulação pulmonar. Isto prejudica a respiração, causa falta de ar grave e pode levar à morte. Os médicos chamam os casos em que o coágulo vai das pernas para o pulmão de embolia pulmonar. A embolia pulmonar é também conhecida como tromboembolia pulmonar ou pela sigla TEP.

Quais são os sintomas da trombose venosa profunda?
A perna com trombose venosa profunda normalmente tem:

• Inchaço
  • Dor
  • Calor e vermelhidão

Algumas vezes, os coágulos se formam nas veias próximas à superfície da pele, ao invés das veias profundas. Estes coágulos causam dor e vermelhidão na pele, e é possível sentir que as veias ficam endurecidas. O nome deste problema é tromboflebite.

Se você suspeita que tem trombose venosa profunda, entre em contato com o cirurgião vascular. Coágulos nas veias próximas à superfície da pele (tromboflebite) geralmente não são perigosos. Mas coágulos nas veias profundas podem ser fatais. O cirurgião vascular solicitará os exames necessários para diagnosticar a trombose.

Quais são os sintomas da embolia pulmonar?
Os coágulos que migram para o pulmão geralmente causam:

• Falta de ar
  • Dor no peito ao respirar
  • Tosse seca ou com catarro com sangue
  • Aceleração dos batimentos cardíacos

Se você sentir algum destes sintomas, procure um serviço de urgência e emergência. No hospital, os médicos farão os testes para descobrir se você tem embolia pulmonar.

Qual é o tratamento da trombose venosa profunda?
A trombose venosa profunda é tratada com medicamentos que impedem a formação de coágulos. Eles fazem com que o coágulo não cresça e impedem que ele migre para o pulmão. Alguns destes medicamentos são aplicados como injeção e outros podem ser tomados como comprimidos.

Pessoas com trombose venosa profunda geralmente tomam estes medicamentos como comprimido por, no mínimo três meses após o episódio. Fazendo o tratamento correto, novos coágulos ficam impedidos de se formar. Isto é importante porque a trombose pode ocorrer novamente na mesma veia, ou em outra.

O mais importante é usar o medicamento exatamente da maneira que o cirurgião vascular prescrever. Se você esquecer de tomar um comprimido, tome a dose esquecida tão logo seja possível no mesmo dia. Não tome uma dose dupla no dia seguinte para compensar a dose perdida. Caso haja dúvida, entre em contato com o cirurgião vascular.

Os medicamentos mais antigos necessitam de exames de sangue para saber se a dose está correta. O cirurgião vascular deve ajustar a dose com base nos exames. Em doses erradas, os medicamentos podem não ter efeito, ou causar sangramentos. Os medicamentos mais modernos para o tratamento da trombose não necessitam mais de exames para ajuste de dose.

Posso fazer alguma coisa para evitar a trombose venosa profunda?
Sim. Algumas pessoas têm trombose porque ficam por um período muito longo sentadas. Pessoas que fazem viagens de avião que duram mais de oito horas têm risco de trombose venosa. Você pode evitar a trombose venosa durante um vôo longo tomando as seguintes precauções:

• Levante-se e ande no corredor do avião a cada duas horas.
  • Use roupas largas e confortáveis.
  • Peça para se sentar na primeira fila ou na saída de emergência, onde há mais espaço para mover as pernas.
  • Exercite-se flexionando e estendendo os pés e dobrando os joelhos a cada hora.
  • Beba bastante líquido e evite o excesso de álcool.
  • Evite tomar medicamentos para dormir, que podem impedir que você se levante e ande durante a viagem.