Novo coronavírus e doença vascular: o que você deve saber?

Recentemente, o Colégio Americano de Cardiologia publicou um boletim sobre as implicações da infecção pelo novo coronavírus em pessoas que têm doença vascular. Segundo o boletim, 40% das pessoas hospitalizadas com Covid-19 têm doença vascular. Isto não significa que quem tem doença vascular tem mais chance de ter infecção pelo novo coronavírus. Este vírus causa um quadro mais grave em pessoas com idade mais avançada, que geralmente já têm doença vascular no coração e nas artérias carótidas. Estas pessoas, quando são infectadas, têm maior risco de ter complicações vasculares como infarto e derrame.

O boletim recomenda que os medicamentos utilizados para o controle da doença vascular sejam mantidos numa infecção pelo novo coronavírus. Aspirina, medicamentos para controlar o colesterol, e medicamentos para controlar a pressão devem ser rigorosamente tomados, para evitar complicações.

Os pacientes com doença vascular devem manter o calendário vacinal atualizado, incluindo a vacina contra a gripe comum (influenza). As vacinas protegem o indivíduo contra uma outras doenças que podem ser confundidas com a infecção pelo novo coronavírus.

Vale sempre reforçar as recomendações fundamentais: se você estiver doente, fique em casa, cubra a boca ao tossir e lave as mãos.

Referência:
Madjid M, et al. ACC Clinical Bulletin: Cardiac Implications of Novel Wuhan Coronavirus (2019-nCoV).