Como prevenir varizes, inchaço e vasinhos na gravidez

Como prevenir varizes, inchaço e vasinhos na gravidez
Varizes, inchaço e vasinhos nas pernas são queixas comuns de quem está grávida. Além do incômodo que causam, seu aspecto estético frequentemente espanta as futuras mães. A boa notícia é que com cuidados adequados, estes problemas podem ser amenizados e até mesmo evitados.

Na gestação, a principal causa das varizes, do inchaço e dos vasinhos é a presença dos hormônios femininos, que estão em níveis elevados. Eles atuam sobre as veias, causando dilatação e retenção de líquido. No final da gestação, quando a barriga está grande, o útero comprime as veias da região do abdome, causando dilatação e inchaço. Tanto os hormônios quanto o útero crescido causam o surgimento de novas varizes e o aumento das que já existiam anteriormente. O local mais comum é nas pernas, mas podem surgir também ao redor da vagina e do ânus (hemorróidas).

Os cuidados abaixo vão ajudar você a amenizar estes problemas desagradáveis e a prevenir as varizes na gravidez:
 
  • Procure não permanecer por muito tempo em pé ou sentada.
     
  • Evite ganho de peso excessivo.
     
  • Sempre que possível, flexione e estenda os pés. Este movimento ajuda a ativar a circulação venosa nas pernas.
     
  • Faça repouso com pernas elevadas. O ideal é ficar no mínimo dez minutos com as pernas para cima, duas a três vezes por dia.
     
  • Exercite-se. A ginástica facilita a circulação e evita o inchaço. Os melhores exercícios são aqueles em que se faz pouca força com várias repetições.
     
  • Deite-se do lado esquerdo. No final da gestação, quando a barriga está grande, deitar-se do lado esquerdo ajuda a aliviar a compressão que o útero faz nas veias.
     
  • Use meia de compressão elástica. A meia deve ser usada desde o início da gravidez até quatro semanas após o parto.  Ela alivia os sintomas de inchaço e peso, evita o surgimento de varizes e vasinhos e previne a trombose venosa. Tanto a meia de comprimento até o joelho (¾) quanto a meia calça (colant para gestante) podem ser usadas. Converse com o seu médico para saber qual a meia mais apropriada para você.

Não é aconselhável remover as varizes e vasinhos durante a gestação. A principal razão é que grande parte deles desaparece espontaneamente em até seis meses após o parto. Alguns vasinhos podem persistir e algumas veias podem permanecer dilatadas após este período. Neste caso, procedimentos podem removê-los com excelentes resultados estéticos. Converse com o cirurgião vascular.

Compartilhe!