Dia mundial sem tabaco: Cinco passos para parar de fumar

Dia mundial sem tabaco: Cinco passos para parar de fumar
Parar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer por sua saúde. O cigarro é responsável por grande parte das doenças circulatórias, como infarto, derrame, aneurisma de aorta, doença carotídea e doença arterial obstrutiva. Alem disso, diversos tipos de câncer e doenças do aparelho digestivo têm sua origem no cigarro. Abandonar o hábito de fumar melhora sua qualidade de vida e faz você viver mais.

Largar o cigarro exige escorço. A fumaça do cigarro possui mais de 4700 substancias; entre elas, a nicotina. Depois que a pessoa fuma, em segundos a nicotina atinge o cérebro. A ação química dessa substância produz prazer e certo relaxamento, o que gera o desejo de fumar mais. Os cinco passos descritos abaixo podem ajudar você parar de fumar de uma vez por todas.


1. Prepare-se

Esteja ciente dos motivos que o levaram a querer abandonar o cigarro. Marque uma data para deixar de fumar. A partir desta data, mude radicalmente o ambiente: livre-se dos cigarros e dos cinzeiros em casa, no carro e no trabalho. Nunca mais volte a fumar, nem uma única tragada.


2. Procure ajuda

Informe sua família e seus amigos sobre sua decisão. Peça que não fumem perto de você. Marque uma consulta com seu médico. Ajuda especializada faz toda a diferença.


3. Mude seu comportamento

Quando surgir a vontade de fumar, tente distrair-se. Converse, passeie ou ocupe-se de uma tarefa. Mude sua rotina. Troque o caminho para o trabalho, tome chá ao invés de café. Faça as refeições em outro local. Reduza sua ansiedade fazendo atividades agradáveis. Beba muita água ou outros líquidos, mas evite álcool.


4. Use adequadamente a medicação

Medicamentos podem ajudar a diminuir a vontade de fumar. Os medicamentos via oral podem ser usados juntos com adesivos ou chicletes de nicotina. Use a medicação como prescrita por seu médico. Não tome remédios por conta própria.


5. Proteja-se das recaídas

A maior parte das recaídas ocorre nos três primeiros meses após parar de fumar. Não desanime se você voltar a fumar. Lembre-se que algumas pessoas precisam tentar algumas vezes até parar definitivamente. Ingerir bebidas alcoólicas diminui as chances de sucesso. Ficar ao lado de alguém que fuma desperta vontade de fumar. Muitos fumantes podem ganhar peso quando param de fumar. Tenha uma dieta saudável e procure fazer atividades físicas.

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