O que é cirurgia endovascular?

A  Cirurgia Endovascular é uma área da Cirurgia Vascular na qual os  tratamentos dos problemas da circulação são realizados com catéteres. Os catéteres são tubos finos que navegam pelo sistema circulatório guiados por monitores. Este tipo de tratamento requer cortes menores e, em muitas vezes, pode ser realizado com um simples orifício na virilha. O tempo de recuperação é geralmente bem menor.

Os catéteres podem ser usados para tratar problemas arteriais como aneurisma, doença carotídea, doença arterial obstrutiva e problemas venosos como varizes e trombose venosa.

Para os aneurismas, é realizada a colocação de uma endoprótese, que é um tubo de material sintético que reforça por dentro a parede da artéria, tratando o aneurisma.

Na doença carotídea e na doença arterial obstrutiva, a cirurgia endovascular utiliza balões que podem ser inflados dentro da artéria, eliminando a obstrução. Este procedimento é chamado angioplastia. O tratamento geralmente é complementado com stents, que são pequenas estruturas metálicas usadas para manter a artéria desobstruída.

Para as varizes, é possível eliminar as veias varicosas com catéteres equipados com laser ou radiofrequência.

Na trombose venosa, a cirurgia endovascular oferece a possibilidade de dissolver os coágulos dentro das veias com um catéter especial.

Os catéteres para quimioterapia e hemodiálise são, hoje em dia, colocados utilizando técnicas de cirurgia endovascular.

A escolha do melhor método de tratamento para um problema vascular depende de cada caso. O melhor tratamento para um caso pode não ser o melhor para outro. A cirurgia endovascular nem sempre é a melhor opção. Muitas vezes, a técnica convencional traz resultados melhores. O cirurgião vascular experiente poderá decidir em conjunto com o paciente qual a melhor opção.