Dr. Marcelo Bellini Dalio | Cirurgia Vascular e Endovascular | CRM SP 104721 | RQE Nº 26563 English
Por que minhas pernas incham?

Por que minhas pernas incham?

03/05/2017


Por que minhas pernas incham?

O inchaço nas pernas, também chamado de edema, pode ocorrer por diversos motivos. Quando está relacionado à problemas na circulação, o inchaço geralmente ocorre porque as veias das pernas não conseguem transportar adequadamente o sangue de volta ao coração. Em condições normais, as veias possuem pequenas válvulas que ajudam o sangue a circular. Quando estas válvulas têm problemas, ocorre o refluxo venoso, também chamado de insuficiência venosa. O sangue que não circula normalmente fica aprisionado nas pernas, causando inchaço. Outras causas de inchaço nas pernas são problemas nos rins, problemas no fígado, doenças do coração, medicações, problemas nos hormônios entre outros. Para saber qual a causa do inchaço, é necessário uma consulta médica. O especialista, após uma avaliação cuidadosa e alguns exames, pode determinar onde está o problema.


E se o inchaço for somente em uma perna?

Inchaço em somente uma perna pode ser causado por obstrução da circulação venosa. É fundamental procurar ajuda médica para investigar se há trombose venosa ou outra causa importante.


O que faz as veias não funcionarem corretamente?

Em muitos casos, as veias já nascem com problemas. Em outros, há uma tendência genética e as veias desenvolvem problemas ao longo da vida. Pessoas que têm muitos casos de varizes na família têm mais chance de apresentar este problema. Traumatismo ou lesões nas veias também podem fazer com que as veias não funcionem corretamente. Após uma trombose venosa, geralmente as veias não conseguem promover uma circulação eficiente. A obesidade sobrecarrega as veias e também prejudica seu funcionamento.


O que posso fazer para aliviar o inchaço nas pernas?

Após o médico determinar a causa do problema, o tratamento adequado será prescrito. Na maioria dos casos, elevar as pernas ajuda a aliviar o inchaço. Usar de meias de compressão pode melhorar o sintoma. Obviamente, se a causa do inchaço for varizes, trombose venosa, doença no coração, rins, fígado ou outro órgão, estes problemas devem ser tratados corretamente para que o inchaço melhore.

Problemas
Vasculares