Varizes também é coisa de homem

Varizes também é coisa de homem
No passado, as varizes eram consideradas ”coisa de mulher”. Hoje em dia a preocupação com saúde e bem estar por parte dos homens aumentou muito. Não se trata apenas de estética, mas sim da saúde das pernas.

As varizes surgem quando as veias das pernas não funcionam corretamente.  O sangue que circula pelas veias vai das pernas de volta ao coração. Dentro das veias, existem pequenas válvulas que deixam o sangue circular apenas em direção ao coração. Quando estas válvulas não funcionam, o sangue não circula normalmente e acumula nas pernas, causando inchaço, sensação de peso e dilatação das veias.

A principal causa das varizes é a herança familiar. Se algum dos pais tem varizes, é muito provável que os filhos terão o problema no futuro. Alem disto, o excesso de peso, o sedentarismo e o estilo de vida também contribuem para seu desenvolvimento. Quem fica todos os dias por muito tempo parado em pé ou sentado na mesma posição tem maior chance de desenvolver varizes.

Assim que percebem as varizes, as mulheres geralmente procuram o especialista. Já os homens, em geral demoram um pouco mais para reconhecer o problema. Como os pêlos das pernas masculinas acabam escondendo as varizes pequenas, os homens acabam deixando o problema de lado, permitindo que ele se agrave. Muitos adiam a visita ao especialista por puro preconceito. Somente quando sentem dor, inchaço ou percebem manchas marrons nas pernas resolvem dar atenção ao problema.

Essa demora para reconhecer e tratar as varizes só aumenta os riscos de complicações. Varizes não tratadas podem ficar maiores, causando piora da dor, aumento do inchaço, sangramento, inflamação e até mesmo feridas nas pernas.

As varizes são diagnosticadas pelo cirurgião vascular pelo cuidadoso exame das pernas. Caso necessário, ele pode solicitar um ultrassom Doppler. Este exame verifica se as veias estão funcionando corretamente e observa se estão obstruídas.

A melhor forma de prevenir as varizes é praticar atividade física regularmente. Os melhores exercícios são aqueles em que se faz movimentos repetitivos com as pernas sem fazer muita força, como caminhada, corrida, bicicleta e natação. Tênis, futebol e outros esportes coletivos são excelentes, desde que praticados com regularidade. Estes exercícios melhoram a circulação, fazendo com que o sangue chegue mais fácil ao coração. Levantar pesos na academia não é proibido, mas devem ser escolhidos exercícios de repetição e com pouca carga. Outra forma de prevenir as varizes é evitar ficar parado em pé ou sentado por muito tempo. Movimentar as pernas e realizar pequenas caminhadas ajuda a estimular a circulação. Manter-se no peso certo, além de evitar as varizes, ajuda a prevenir  o diabetes, doenças do coração e das articulações.

A prevenção deve ser feita por todos que têm alguém na família com varizes. Aqueles que já notam varizes nas pernas devem esquecer o preconceito e procurar o cirurgião vascular para avaliação e tratamento adequado. A demora pode causar piora e várias complicações. Com o tratamento correto, os homens podem ter pernas muito mais saudáveis.

Compartilhe!