Entenda as especialidades médicas que cuidam dos problemas da circulação

Entenda as especialidades médicas que cuidam dos problemas da circulação
Várias especialidades médicas cuidam dos problemas da circulação. Entre tantos especialistas, fica difícil saber qual é o profissional mais adequado para cada doença. Este texto se propõe a esclarecer a confusão.

O cirurgião vascular, ou angiologista cuida dos problemas envolvendo os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. Ele trata problemas nas artérias, como aneurisma de aorta, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva; e também problemas nas veias como teleangectasias (vasinhos), varizes e trombose. Um tipo especial de inchaço chamado linfedema também é tratado pelo cirurgião vascular. Muitas vezes, pacientes precisam de catéteres para quimioterapia ou fístulas para hemodiálise. Estes procedimentos são feitos pelo vascular.  

O cirurgião vascular pode tratar os problemas com medicamentos, cirurgia convencional ou cirurgia endovascular. Na cirurgia endovascular, o tratamento é feito com catéteres, utilizando pequenos cortes. São procedimentos menos invasivos e permitem uma recuperação mais rápida.

Os problemas nos vasos sanguíneos do coração são tratados pelos cardiologistas. São problemas comuns no coração o infarto por obstrução das artérias coronárias, as arritmias e as doenças das válvulas.  Os cardiologistas são responsáveis pelo diagnóstico, exames e pelo tratamento com medicamentos. Se for necessário um cateterismo cardíaco, ou seja, um tratamento com catéteres no coração, o profissional adequado é o hemodinamicista. Caso seja necessário uma cirurgia cardíaca, quem a realiza é um cirurgião cardíaco.

Os problemas vasculares do cérebro são tratados pelos neurologistas. Os aneurismas cerebrais, as hemorragias e as malformações são os problemas mais comuns dos vasos sanguíneos do cérebro. Se for necessário um cateterismo no cérebro, que realiza este procedimento é o neurointervencionista, um radiologista especializado. Caso haja necessidade de cirurgia, o profissional adequado é o neurocirurgião.

Compartilhe!